Mostra de Arte – BCAD

VI MOSTRA DE ARTES DO GRUPO BCAD

  • Espetáculo Somos Maria

Somos Maria Obra inspirada na animação gráfica Vida Maria do Cineasta Marcio Ramos, Produzido no ano de 2006 e protagonista de mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, em Festivais como Animamundi, Havna-Cuba, Cine – Ceará entre outros.
O Grupo BCAD apresentou, no dia 20/12, as 17h, o espetáculo “Somos Marias” no Teatro José de Alencar. Foram ao todo, 400 crianças e adolescentes do ponto de cultura BCAD envolvidos na produção. Inspirado na animação gráfica Vida Maria (de Márcio Ramos), o espetáculo mostra diversas formas de aprendizagem que estão inseridas nas experiências que cada ser humano vivência. A narrativa é composta por dança, teatro e música.

O “espetáculo “Somos Marias” faz parte da “VI Mostra de Artes do BCAD”. A mostra, realizada há seis anos, tem o objetivo de tornar visível o trabalho desenvolvido na ONG. “Nos nossos espetáculos, as crianças e os adolescentes estão no centro de todo o processo criativo, sendo os protagonistas de diversas coreografias e esquetes”, afirma Daniel Lima, coordenador pedagógico do Grupo BCAD.

Importante Mencionar que o Grupo BCAD fundou em Fevereiro de 2010 a Escola de Corte e Costura BCAD, muitas mulheres, mães de nossas crianças e pessoas das comunidades foram capacitadas em dois cursos durante esse ano, todo nosso Figurino cerca de 580 peças foram confeccionadas por elas, isso muito nos orgulha e gera renda para as famílias de nossos alunos e para a comunidade como um todo. Já a criação do figurino é assinado por David Alenquer e Cristina Jucá ambos bailarinos e professores do Grupo BCAD.

  • Sinopse do espetáculo Somos Maria

E se tivermos que burlar regras para realizarmos sonhos? Se tivéssemos que correr risco para conhecer o desconhecido?

Seja bem-vindo ao mundo de Maria! Menina de aparência simples, humilde e sonhadora, quase sempre se imaginando em mundos bastante diferentes do seu. Nosso sertão serve de cenário para narrar esse belíssimo conto. E é nesse clima seco, de terra árida, caracterizado por suas cores fortes e pelo acentuado calor do sol que, ao abrir das cortinas, você fará parte de um espetáculo instigante conhecendo um pouco do dia-a-dia de Maria de Lurdes.
Nossos artistas moldam a cada cena um traço dessa história, produzindo de forma dinâmica diálogos constantes com todo o espaço cênico. O realismo das cenas é destacado em vários momentos, na dança, no teatro, na música. Todos eles estão interligados para compor de forma harmônica o espetáculo “Somos Marias”.

  • O Grupo BCAD

O Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doação – BCAD – é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, e que atua desde 1994 no município de Fortaleza. O BCAD tem como missão promover a reinserção e integração social de crianças e adolescentes, em situação de risco e/ ou vulnerabilidade socioeconômica, através de ações relacionadas à arte, cultura e educação, almejando “transformar-se em centro de excelência nacional na reinserção e integração social de crianças e adolescentes”.

São 25 espetáculos montados e premiados no Ceará, no Brasil e no Exterior, realizamos apresentações como convidados e em renomados eventos competitivos. Graças ao trabalho incansável da equipe de criação de espetáculos, diretora, pesquisadores, coreógrafos, técnicos, ensaiadores e à garra dos nossos bailarinos, o Grupo tem alcançado enorme destaque nos Festivais em que participa, trazendo para o Brasil e o Ceará importantes prêmios e reconhecimento da mídia e crítica, são 177 premiações recebidas.

FICHA TÉCNICA:
Presidente e Direção Geral – Janne Ruth;
Direção Administrativa – Helio Flavio;
Concepção do Espetáculo – Fabiana Lima;
Coordenação Pedagógica – Daniel Lima;
Coordenação de Dança – Fabiana Lima;
Criação e Coordenação de Figurinos – Davi Alenquer e Cristina Jucá;
Confecção de Figurinos – Escola de Corte e Costura do BCAD;
Som e Iluminação – Fabiana Lima, Andrés Perdomo, Atenita Caira e Equipe do TJA
Secretaria – Isac Buenos e Tânia Fonseca
Assessoria de Comunicação – Lidiane Pereira e Janne Ruth
Professores: Atenita Kaira, Fabiana Lima, Bruna Karine, Elcir Rocha, Denílson Almeida, Cristina Jucá, Adailton Gomes, Lívia Lima, Álvaro René, Everardo Freitas, Camila Lima, Edvaldo Porfírio, Loly Popy, Michel Araújo, Cássia Rodrigues, Marcos Bento,
Apoio: Maria Madalena, Thiago Almeida, Felipe Viana e Francinilda.

Esta Obra foi inspirada na animação gráfica Vida Maria do Cineasta Marcio Ramos, Produzido no ano de 2006 e protagonista de mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, em Festivais como Animamundi, Havna-Cuba, Cine-Ceará entre outros.