Corpo de Baile do BCAD

DATA DE FUNDAÇÃO

Corpo de Baile do BCAD Fundado em Fevereiro de 2001 pela Professora e Coreógrafa Janne Ruth
Coreógrafa e Coordenadora do Corpo de Baile Atenita Caira Chaves Nascimento Lima
Direção Geral: Janne Ruth

Quem Somos, Atividades desenvolvidas e Prêmios Conquistados.

O Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações – BCAD, associação sem fins lucrativos de direito privado, atua desde 1994, no município de Fortaleza – CE, com a missão de promover a reinserção e integração social de crianças e adolescentes, em situação de risco social e/ou vulnerabilidade sócio-econômica, através de ações relacionadas à arte, cultura e educação, almejando “transformar-se em centro de excelência nacional na reinserção e integração social de crianças e adolescente”.

O Corpo de Baile do BCAD foi Fundado em 2001 pela Professora e Coreógrafa Janne Ruth, desde então o trabalho de criações coreográficas foram crescendo e hoje esse grupo de meninas (os) já conquistaram um papel importante no mundo da Dança Clássica e Contemporânea, são aplaudidas por onde passam e possuem uma bagagem bem recheada de prêmios conquistados.

O Corpo de Baile do Grupo BCAD

O Corpo de baile do BCAD agrega meninos e meninas oriundas do Núcleo de Dança e Teatro BCAD que congrega 380 bailarinas (os) de 06 a 24 anos e 11 meses, todos eles passam por uma rotina normal de atendimento da Instituição, bem como pelo processo geral da dança e do teatro, em especial o ballet clássico, o contemporâneo e o teatro, participam de todas as atividades oferecidas pelo Projeto e os quatro programas desenvolvidos, devidamente contemplados pela faixa etária dos alunos (as).

O Corpo de Baile é dividido da seguinte forma;

01. Corpo de Baile 01 Infanto Juvenil; Congrega cerca de 30 alunos (as) entre 12 a 14 anos, são meninas e meninos que recebem formação continuada com no mínimo 03 anos de Dança.

02. Corpo de Baile 02 Juvenil/Adulto; Congrega 25 alunos (as) a partir dos 15 anos são meninas e meninos que recebem formação continuada com no mínimo 05 anos de Dança e por último a Cia. de Dança Janne Ruth que congrega 16 bailarinos entre rapazes e moças, onde 10 são efetivos e 06 estagiários, precisam ter no mínimo 16 anos e 06 anos de Dança. A Companhia de Dança têm em sua maioria bailarinos formados e profissionais, todos os bailarinos efetivos também são instrutores de Dança, em relação a Cia. de Dança Janne Ruth, todo o elenco começou seus primeiros passos aqui na instituição, bem como os novos que ingressam na Cia. de Dança são alunos (as) do Corpo de Baile do BCAD.

O Corpo de Baile do BCAD foi fundado em 2001, apesar de sua pouca idade, já coleciona Prêmios e em seu repertório 09 trabalhos, entre eles os 5 mais importantes premiados em Festivais Nacionais e internacionais de Dança do Ceará e outros estados do Brasil e no exterior como, Pará, São Paulo, Joinville e Barcelona – Espanha.

As bailarinas (os) do Corpo de Baile do BCAD já participaram de 04 Tournées, entre elas a mais importante foi no ano de 2008 e 2009, onde 10 bailarinas (os) completavam o elenco da Cia. de Dança Janne Ruth com o espetáculo No Nordeste é Assim, nas cidades de Belém (Teatro da Paz e Teatro Waldemar Henrique), Teresina (Teatro 4 de Setembro), Salvador (Teatro Jorge Amado), Recife (Teatro Santa Isabel) e Natal (Teatro Alberto Maranhão) e a tournée internacional em Barcelona Espanha, onde participaram 04 bailarinas do Corpo de Baile, hoje também são estagiárias da Cia. de Dança Janne Ruth .

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CORPO DE BAILE