Cia. de Dança Janne Ruth

A Companhia 20 anos de História – 1991 a 2011

A Cia. de Dança Janne Ruth nasceu da academia de Dança Janne Ruth que foi fundada em 1981 com o nome AMERICAN DANCE, 04 anos depois (1985) fundamos o Grupo de Dança Janne Ruth, resultado de uma audição realizada para formar o Grupo com os melhores alunos da Escola e através do bom desenvolvimento deste trabalho e o profissionalismo dos bailarinos, fundamos em 1991 a Companhia de Dança Janne Ruth.

De 1985 ate 1991 o Grupo de Dança Janne Ruth realizou vários experimentos e trabalhos coreográficos, sempre estreando seus espetáculos no Theatro José de Alencar e participando de viagens com o Grupo para o interior do estado do Ceará, como para outros estados brasileiros, bem como para participar de Festivais Nacionais e Internacionais de Dança.

A partir do ano de 1991 a Cia. de Dança começou a conquistar prêmios importantes e alcançou o sucesso e o reconhecimento da mídia e do público. Continuamos com o nosso trabalho e iniciamos a corrida pela conquista de parceiros, bem como recursos técnicos para engrandecer o trabalho de nossos profissionais e graças ao trabalho incansável da equipe de criação de espetáculos (diretora, coreógrafos, assistentes de coreografia, técnicos, pensadores e ensaiadores) e à garra dos nossos bailarinos e alunos, o Grupo tem conseguido enorme destaque no cenário artístico local e nacional e também em competições, trazendo para o Brasil importantes prêmios e reconhecimento, bem como vivenciando intercâmbios importantes e grandes experiências estéticas.

Em 1994 a Coreógrafa Janne Ruth com o apoio dos Bailarinos da sua Companhia de Dança fundaram a ONG – Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD

Outro sentimento que nos incomodava (Bailarinos e Diretora), já que tínhamos conquistado tantas coisas, era realizar através da nossa Arte um trabalho social, ou seja, ensinar dentro das comunidades carentes de Fortaleza, a Dança e o Teatro para crianças, adolescentes e jovens que não podiam pagar para Dançar, mas que tinham um Sonho……… Dançar;

Então os Bailarinos da Cia. de Dança e sua Diretora, Coreógrafa Janne Ruth Fundaram em 1994, o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD, associação sem fins lucrativos de direito privado, iniciou suas ações promovendo espetáculos de dança/teatro para obter doações diversas em suas temporadas anuais. Em 1997 passou a atender através da arte-educação 70 crianças e adolescentes em risco social, além de optar pela criação e pesquisa de coreografias com temáticas sociais.

Os Bailarinos da Cia. de Dança Janne Ruth assumiram todo trabalho da ONG como voluntários, ministrando aulas, realizando campanhas para obtenção de Livros, alimentos roupas entre outros itens que pudessem ajudar as crianças e suas respectivas famílias.