Projeto Arte e Construção da Cidadania

10455758_1605207959698689_3086564212798469347_n

O Projeto Arte e Construção da Cidadania conta com o Patrocínio da Petrobrás/LUBNOR que desenvolve no Núcleo 02 da Instituição BCAD, chamado de “Mucuripe/Caça e Pesca” que abrange os seguintes bairros; Mucuripe, Caça e Pesca, Serviluz, Vicente Pinzon, Morro Santa Teresinha, Castelo Encantado, Praia do Futuro e Cais do Porto, serão 120 crianças, adolescentes e jovens de 06 a 17 anos atendidos.

O Núcleo Mucuripe/Caça e Pesca funcionará com atividades em dois locais diferentes; O Primeiro no Centro de Atendimento Integração a Criança – CAIC localizado nos arredores da LUBNOR refinaria de petróleo da Petrobras no município de Fortaleza – Ceará e o segundo no Clube dos Empregados da Petrobras CEPE.

A parceria entre o Grupo BCAD e o CAIC foi firmada desde 2001 e atende mensalmente 120 crianças, adolescentes e jovens, são 12 anos de conquistas e transformação social criando uma rede de multiplicadores das ações implementadas. Aproximadamente 1800 crianças, adolescentes e jovens diretamente passaram por nossas atividades neste núcleo de atendimento.

O Projeto proposto em parceria com o Programa Integração Petrobras comunidades, garantirá no CAIC o atendido de 50% desse público; Serão 60 crianças, adolescentes e jovens nos dias de segunda, quarta, quinta e sexta, manhã e tarde com 30 alunos (as) por turno. Ressaltamos que os outros 60 alunos (as) atendidos (as) no CAIC serão mantidos por outra parceria, através da SECULT – Secretaria de Cultura do estado do Ceará (Subvenções Sociais).

Já o Segundo atendimento será no Clube dos Empregados da Petrobrás – CEPE mais 60 crianças e adolescentes serão assistidas nos dias de terça, quinta e sexta, manhã e tarde, 30 alunos (as) por turno, totalizando nos dois pontos de atendimento 120 alunos (as).

Apartir da oportunidade desse Edital (Integração Petrobrás Comunidades) vislumbramos ampliar nossas ações para o clube dos empregados da Petrobrás. A instituição BCAD por 08 anos, de 2001 a 2008 atuou neste ambiente e em 2009 não foi possível continuar o trabalho por falta de estrutura física para desenvolver as atividades artístico-culturais (dança e teatro), já que essa modalidade exige piso adequado (madeira e linóleo) e sala equipada com barras e espelhos.

Atualmente existe uma sala no Clube da Petrobras que será possível reformá-la e equipa-la como exige á atividade e retornar o trabalho nas dependências do CEPE e atender as comunidades do entorno que hoje são consideradas as mais violentas e miseráveis da cidade, o tráfego e consumo de droga domina a região acompanhada da prostituição infanto juvenil e do trabalho infantil.

O Grupo BCAD trabalha de forma preventiva realizando o atendimento antes que a criança, o adolescente e o jovem conheça uma realidade comprometedora e de risco, acreditamos no poder de transformação de três elementos fundamentais para a formação do homem e da sociedade: “arte – cultura e educação”. Para tanto, está previsto um investimento de R$ 299.996,00 (duzentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e seis reais), compreendendo o período de 24 meses, investidos na preparação e manutenção do programa Arte e Construção da Cidadania, (Período de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015).

O Programa “Arte e Construção da Cidadania” envolve ações desde as específicas para crianças de 06 a 13 anos, como para adolescentes e jovens de 14 a 17 e desenvolve as seguintes atividades: Aulas de dança (ballet clássico e contemporâneo), inclusão digital, teatro, oficinas de artes e cidadania, palestras, caminhadas educativas com a participação da comunidade, laboratórios de pesquisas coreográficas, cotidianas e de movimento, apoio pedagógico (reforço escolar), oficinas criativas, montagens, estreias, temporadas e apresentações de espetáculos, o projeto prevê manutenção das atividades regulares para 120 alunos (as); pagamento de recursos humanos, transporte, alimentação, material pedagógico e de expediente, material de limpeza, compra de equipamentos, combustível para o carro da instituição, vale transporte para colaboradores, obras e reparos.

O trabalho com cada turma se efetivará em três encontros semanais, manhã e tarde no contra turno escolar, de segunda a sexta. Os alunos têm acompanhamento de frequência e das atividades a fim de garantir o alcance de significativos indicadores de efetividade social. Os encontros têm uma programação adequada às idades e fases da vida, contemplando a arte, cultura e educação (apoio à educação formal e conhecimento cognitivo). O planejamento das atividades é contínuo junto à equipe de professores e coordenação que se reúnem mensalmente para elaboração avaliação e reformulação de planos de aulas. Nos intervalos será servido um lanche com cardápio prescrito por uma nutricionista voluntária.

Ações importantes de aproximação com as famílias e as comunidades do entorno; Aulas e ensaios abertos de dança e teatro realizados a cada dois meses pelos alunos, com a participação dos monitores e coordenadores do projeto, encontros abertos aos pais e a comunidade é o que chamamos de roda de conversas, outra atividade são as caminhadas educativas e preventivas que realizamos nos bairros próximos ao projeto.

Ressaltamos que a Instituição realiza suas ações partindo do anseio da própria comunidade. A partir dessa parceria construímos calendários juntos, realizamos bazares, campanhas de arrecadação de garrafas pet, jornais e latinhas para realização de trabalhos de reciclagem artística com as mães envolvidas nas confecções dos figurinos, adereços e cenários para os espetáculos.

A Instituição abre as portas para os familiares dos alunos atendidos oferecendo aulas de dança, alongamento, palestras e trabalhos em grupos. Fortaleza é dividida por 07 Secretarias Executivas Regionais – SER, a secretaria responsável pelos bairros atendidos pelo Projeto é a SER II e há 06 anos organizamos a comunidade para participar das reuniões relacionadas a SER II, a comunidade tem a chance de revindicar melhorias, participar ativamente do orçamento participativo da cidade, dos programas sociais do governo e outros benefícios oferecidos pelo poder público.

A Instituição tem um relacionamento importante com os conselhos tutelares, os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, postos de saúde, centros de cidadania e com as escolas públicas onde estudam nossas crianças. Trabalhamos em articulação com esses órgãos de serviços básicos de atendimento, prestando esclarecimentos e orientações à comunidade e os familiares relacionados à obtenção de documentos básicos, vacinação das crianças, animais domésticos etc.

Além disso, são ministradas palestras com temas relacionados à DST, saúde bucal, família (princípios morais, sociais para o seu fortalecimento), educação, sustentabilidade, meio ambiente entre outros. Acompanhamos através de reuniões e boletins escolares, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos junto aos órgãos de ensino, buscando fortalecer o vinculo social do individuo. Oferecemos apresentações, aulas abertas e palestras de como se constrói a cidadania através da arte, cultura e educação nas escolas envolvidas, oportunizando aos gestores o contato com o trabalho que desenvolvemos no âmbito do projeto.

Muitas crianças, adolescentes e jovens atendidos nas comunidades nas quais atua o Grupo BCAD, possuem como primeiro desafio a própria realidade socioeconômica em que se encontram. A Instituição vem atuando de forma eficaz e colhendo resultados satisfatórios, bem como continuará trabalhando a fim de obter sempre impactos positivos junto ao público e a comunidade atendida relacionada à redução do índice de crianças, adolescentes e jovens fora da escola, redução da migração de crianças e adolescentes para outros centros urbanos, redução da repetência escolar, redução da taxa de desnutrição infantil, combate ao trabalho e prostituição juvenil e fortalecimento dos vínculos familiares;

A Instituição Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD atua na grande Fortaleza em dois núcleos de atendimento; sede Bela Vista e Núcleo Mucuripe Caça e Pesca desenvolvendo projetos de reinserção social relacionados à infância, adolescência e juventude, fortalecendo as políticas de incentivo socioculturais e buscando atender de forma equânime as demandas das comunidades mais carentes.